sexta-feira, 9 de abril de 2010

Inveja


O que leva uma pessoa a sentir inveja de algo ou de alguma coisa? Por que as pessoas sentem inveja? O que é inveja? Por que existe inveja??


Segundo a Wikipédia, Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser) e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo* e pela soberba** de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.

(...)

Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual. (ainda diria pela falta de capital para possuir determinado "elemento" de inveja).

Vocês já tiveram oportunidade de conviver com pessoas invejosas? Infelizmente eu já tive esse desprazer.

Certo ano, fui a uma costureira amiga da minha mãe para fazer um vestido para o reveillon acompanhada de uma colega. Ao chegar lá, minha costureira mostrou um vestido ao qual ela queria fazer para mim para a virada do ano. Eu aceitei na hora, ele era muito lindo. Ao ver o vestido, esta minha colega disse que também queria um igualzinho e da mesma cor (até aquele momento, nós duas iríamos passar o reveillon juntas). Minha costureira então falou que iria fazer de uma cor X pra mim e disse para a minha colega que só tinha tecido pra fazer apenas 1 vestido daquela cor que iria ser meu. Esta minha colega ficou meio que chateada, mas mesmo assim disse que queria um igual, não importando a cor. Dias depois voltei para pegar meu vestido e a costureira virou e falou "aquela menina tem inveja de você.”.

Depois desse dia, me afastei da pessoa invejosa.

Como já foi dito lá em cima, a inveja é uma frustração do ser que não consegue o que as outras pessoas possuem. Lamentável isso. Mais lamentável ainda é quando você vê como acaba uma pessoa invejosa.

Conheço uma pessoa que ela é o pico da inveja em pessoa. A pessoa inveja tudo e todos e ainda sai falando mal (o pior dos tipos dos invejosos). Certo dia esta pessoa comentou que estava ficando com um fulano. E a ex do rapaz era uma conhecida minha. Essa pessoa começou a falar da ex do rapaz, só porque ela tem tudo o que a invejosa não tinha/tem: uma família estável, namorado(agora ex, mas já tem outro), filhos, dinheiro, uma carreira sólida, “sucesso”, beleza, simpatia.... você via a inveja “brilhando” (brilhos verdes, que é a cor da inveja) nos olhos da pessoa. Cruzes!!!

Mas sabe o que é pior? A pessoa invejosa fica sozinha no mundo. Perde um amigo aqui, outro ali, quando vai ver, todo mundo já virou as costas para a tal invejosa. Ai é que mora o perigo, pois a pessoa invejosa, com raiva de tudo e de todos que viraram as costas para ela, começa a “queimação de filme” destas pessoas para novas pessoas que estão ao seu redor. E vira um vício, um círculo, onde este processo nunca acaba, só mudam as personagens invejadas. A inveja simplesmente é o ódio da felicidade alheia.

A inveja está em praticamente tudo que está ao nosso redor. Vem desde pequenininhos, com os contos de fadas. Quem não lembra da madrasta da Branca de Neve? Das irmãs da Cinderella??



Invejosos são pessoas fracas que não possuem a capacidade de conquistar o que o outro tanto lutou pra ter. É querer possuir algo material (e até mesmo sentimental) que o invejado possui. É querer roubar o homem (ou a mulher) alheio. É querer a mesma roupa da amiga. É querer ter um relacionamento igual ao do vizinho. É querer ter o mesmo padrão de vida do colega de trabalho. É querer ter o mesmo salário que o vizinho do primo. É querer que seu cachorro seja inteligente e bonito igual ao da TV. Mas o problema não é querer e sim como quer possuir!!!
"A inveja nada mais é que o ódio à superioridade." (Paolo Mantegazza)

"A inveja é bastante justa, pois rói o invejoso." (Schottus)

O invejoso é incapaz de amar e ter amizades verdadeiras.

___________________________________________________________________________________
* Egocentrismo é a característica que define as personalidades que consideram que tudo gira ao seu redor.
**Soberba é o sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais.

Fotos: Corbis