segunda-feira, 12 de julho de 2010

Considerações sobre quase tudo: Parte I - Copa do Mundo na África do Sul

E neste domingo foi realizado o último jogo da Copa do Mundo da África, onde aconteceu de tudo e mais um pouco: Espanha ganhando o campeonato pela primeira vez, fracasso dos árbritos, jogos fracos, ingressos não esgotados, Cala Boca Galvão, Central da Copa, grama ruim, namorada-repórter vilã, Mick Ice Jagger, Argentina perdendo de quatro, Brasil novamente eliminado nas quartas, Polvo Paul, zebras. Mas a bola da vez foi sem dúvida.... a bola!!!

É isso mesmo: Jabulani foi o nome, a bola, o sentimento de amor e ódio nesta copa. Jabulani, que foi chamada de "bola de mercadinho", de "patricinha", virou hits de funk e até mesmo gíria pra dizer que uma mulher é bonita. Não tem como negar que Jabulani foi a estrela maior da copa.

Mas Jabulani não poderia ser diferente. A Copa sendo realizada no continente onde seus símbolos são animais selvagens soltos nos safaris, Jabulani interpretou (com proeza) um animal selvagem que não queria ser domada pelos pés incansáveis dos domadores, quero dizer, dos jogadores.

Com seu temperamento feroz, Jabulani, a "patricinha" fez muito marmanjo sorrir e chorar. Chorar por ela não fazer exatamente o que o seu domador queria que ela fizesse; chorar por ela não parar quietinha nos braços dos goleiros. Sorrir por fazer "milagres"; sorrir por balançar as redes; sorrir até mesmo dos choros que ela proporcionou.

A verdade é que ainda tentaram apagar o brilho natural da Jabulani, com Mick Jagger sendo o maior pé frio da história das copas e até mesmo um polvo vidente. A verdade é que, mesmo com tudo e com todos, Jabulani é, se sempre será, a bola da vez na África. 

Vamos sentir saudades!!

P.S: mas pra quem perguntou se Jabulani ficará desempregada, temos uma boa notícia: ela já arrumou um novo emprego em Portugal! Será a bola oficial do campeonato português.
P.S2: O jogador mais bonito (na minha opinião) foi, sem dúvida, o número 3 da Espanha. Desde o jogo que ele cortou a cabeça e depois cortou a boca (ao qual sangrou e fizeram matéria sobre ele que ele estava, literalmente, dando o sangue pela seleção) ele é meu eleito.
P.S3: Agora é esperar por 2014.