Em Teresina, no ano de 2011, houve um boom de sites de compras coletivas. Inicialmente foi com o "Os Mosqueteiros", que foi lançado no final de 2010 e assim foram surgindo vários e vários, com o sucesso do já mencionado site.
Certo dia, uma pessoa me perguntou o que eu achava dos sites. Respondi que era uma ótima para os consumidores comprarem produtos e serviços com preços bem mais baixos e uma oportunidade para as empresas mostrarem ao público sua existência e seus produtos e serviços. Conclui a conversa dizendo que este "boom" não daria 6 meses.
Hoje no site da cidadeverde.com foi colocado uma matéria nacional falando exatamente sobre os sites de compras coletivas. Resumindo rapidamente, eles comentaram que os grandes sites "engoliram" os pequenos, os pequenos não obtiveram lucros e nem prejuízos. Quando coloquei este link no meu facebook, uma amiga doutora em Comunicação colocou a opinião dela (que respeito e concordo), porém queria fazer algumas colocações sobre o assunto a nível de Teresina - PI.
Como disse inicialmente, aqui em Teresina começou com os Mosqueteiros, fazendo uma campanha de marketing e propaganda para "pegar" e conseguir mercado. Não fizeram errado, visto que chamou a atenção dos consumidores e dos donos de estabelecimentos. Deu "tão certo" que começaram a surgir, quase que diariamente, sites e mais sites de compras coletivas aqui em THE. Como consumidora isso é ótimo, porém, a maioria destes sites não se preocuparam com detalhes que fazem toda a diferença.
Primeiramente não se preocuparam com os "promotores de venda", que iam vender o site para os donos de estabelecimentos. Pessoas despreparadas, ou arrogantes, ou sem a menor noção do que é marketing de vendas. O segundo problema (ao qual não sei de quem foi o erro, pois não temos como saber como eram feitas as negociações) eram os estabelecimentos ofertarem um produto ou serviço ao qual não estavam preparados para receberem uma demanda grande, desqualificando seus serviços e irritando muitos consumidores. E um terceiro problema (ao qual passei) era a realização de "promoções" ao qual não existia a promoção.
Explico: certa vez meu marido quis fazer uma surpresa de aniversário de namoro/casamento e comprou uma oferta de um jantar em um determinado restaurante que fica localizado no balão da UFPI. Até ai nada demais. Ao utilizar o cupom, pedimos para o garçom o cardápio para pedir outras coisas (como bebidas) e aproveitamos e verificamos qual o preço do prato que havíamos comprado na promoção. No cupom era bem claro "prato X que acompanha isso, isso e aquilo para 2 pessoas por X reais". No cardápio havia "prato X que acompanha isso, isso e aquilo para 4 pessoas por X² reais", ou seja, no cardápio normal havia o prato para 4, vamos supor, por R$50,00 e para 2 por R$25,00, o preço que compramos na "promoção".
Com essas e outras os sites de compras coletivas foram perdendo a credibilidade. Não havia feedback com os consumidores e muito menos com os donos dos estabelecimentos. Muitos daqueles sites deixaram de postar de 3 em 3 dias novas promoções. Outros esticam a promoção até obter um número satisfatório de compras. Já outros nem atualizam mais. E ainda tem aqueles que enche sua caixa de email com spam do seu site com "não perca esta oferta imperdível" ao qual você já recebeu esta oferta mais de 10 vezes.
Ao meu ver (e de muitas pessoas) aqui em THE houve muito amadorismo (como muitas coisas que acontecem por aqui) com estes sites de compras coletivas. Algumas pessoas deixam o "sucesso" subir a cabeça e esqueceu que os consumidores e seus parceiros são de total importância para seus negócios darem lucro.
Hoje vejo os donos dos tais sites de compra coletivas migrando para outros setores da área online, como lojas online com produtos vindos da China, e até mesmo projetos cabeludos que nem convém contar.
Agora vem a pergunta: eu compro em sites de compras coletivas? A resposta é SIM, mas antes de finalizar a compra faço uma pesquisa ENORME sobre o preço do produto/serviço para ver se realmente vale a pena a compra.
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